Gabarito da atividade I
1) Mafalda revolta-se na tirinha referindo-se ao fato de sermos sempre presas na literatura fato que se evidência em " Num país distante vivia um ogro que comia crianças" e em "Frangos da literatura” no qual ela faz um brincadeira ( com intuito crítico) com a inversão da realidade porque na realidade nós somos os predadores e fazemos dos outros animais nossas presas e na literatura nós é que somos os frangos.
2) a) Um ogro que comia crianças – voz ativa
b) Crianças eram comidas por um ogro- voz passiva
3) Em “ Um ogro que comia crianças”
, “o ogro” está em evidencia tornando-se informação principal na oração, já em “
As crianças eram comidas por um ogro” , a informação principal está em “ as
crianças eram comidas” , “um ogro” passa a ser informação secundária na oração.
No exercício 3, por que na ativa um elemento é informação principal e na passiva é outro? Aqui é que está a chave para a associação entre estrutura, gênero textual e sentidos, discursos. Nesse sentido, articule esta questão com a 1. E, na 2, cuidado com a mera classificação. O texto pode virar pretexto...Você se lembra desse ensinamento do prof. Dioney? :)
ResponderExcluir