Estrutura da negação
Você tem curiosidade de saber como se estrutura a língua de um outro país? Agora que já lemos um pouco acerca da cultura , língua e escrita japonesas,vamos entender como funciona a estrutura da negação na língua Japonesa?
Fiz uma apresentação em grupo na minha faculdade apresentando a negação na nossa língua portuguesa , na língua japonesa e suas diferenças. Segue no link a seguir:
http://prezi.com/_mct05y8hazk/negacao-no-japones/
Após a apresentação, eu e meu grupo fizemos uma mini-aula e nossa proposta de aula foi uma dinâmica. Propusemos uma dinâmica baseada numa brincadeira conhecida , "quem sou eu ?" . Tinha como objetivo fazer os alunos de japonês utilizarem as negações feitas na língua portuguesa . Nomes de celebridades brasileiras são colocados em papéis que serão grudados ( um de cada vez) na testa de uma aluno sem que ele veja o nome. Ele tem que perguntar aos colegas quem ele é, não esquecendo que a perguntas devem ter como resposta "sim" ou "não". É preciso que os alunos utilizem as expressões negativas ensinadas na aula .
Exemplo da brincadeira:
O aluno deve descobrir que é a presidenta Dilma.
Fiz uma apresentação em grupo na minha faculdade apresentando a negação na nossa língua portuguesa , na língua japonesa e suas diferenças. Segue no link a seguir:
http://prezi.com/_mct05y8hazk/negacao-no-japones/
Após a apresentação, eu e meu grupo fizemos uma mini-aula e nossa proposta de aula foi uma dinâmica. Propusemos uma dinâmica baseada numa brincadeira conhecida , "quem sou eu ?" . Tinha como objetivo fazer os alunos de japonês utilizarem as negações feitas na língua portuguesa . Nomes de celebridades brasileiras são colocados em papéis que serão grudados ( um de cada vez) na testa de uma aluno sem que ele veja o nome. Ele tem que perguntar aos colegas quem ele é, não esquecendo que a perguntas devem ter como resposta "sim" ou "não". É preciso que os alunos utilizem as expressões negativas ensinadas na aula .
Exemplo da brincadeira:
O aluno deve descobrir que é a presidenta Dilma.
Assim,
ele faz perguntas como:
Aluno:
“Eu tenho filhos?”
Turma:
“Não, você não tem.”
Aluno: “Eu sou um cantor?”
Turma: "Sim, você é." ou "Não, você não é."
Muito bem! Mas o link não está abrindo por aqui. Outro ponto: por que a proposta de aula de vocês é interessante para que o aluno japonês aprenda as negações do PB? :)
ResponderExcluirProfessora Roberta, tive dificuldade em entender a contextualização desse post da apresentação com a proposta de atividades voltadas para um público de 6° ao 9° ano. Não entendi como aproximar esse assunto acadêmico com o ensino fundamental. Acrescentarei o que você pediu.
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